Escola de Educação Infantil Raio de Luz
Pais Atentos
Cuidado! Indiretas no Facebook podem atrapalhar sua carreira

Cuidado! Indiretas no Facebook podem atrapalhar sua carreira

Apesar de parecerem inocentes, as indiretas são fatais para o seu emprego e construção de imagem pessoal.

Eduardo Zugaib

Como observador do comportamento humano e estudioso da comunicação, não dá para ficar alheio à forma como diversas pessoas manifestam frustrações e desgostos nas redes sociais, em especial no Facebook. São as famosas mensagens cifradas, incompletas ou subentendidas, as populares “indiretas”.

A reflexão a ser feita é uma só: até onde essas pessoas realmente conseguem atingir seus objetivos secretos usando essas afrontas travestidas, tornando públicas as frustrações destinadas apenas a algumas pessoas?

Se eu tenho em minha rede 2.500 pessoas, ao lançar uma “indireta” para atingir alguém, eu esbarro minha falta de maturidade em outras 2.499, com uma chance máxima de 0,04% de acerto. Menos que a metade de 1% de eficiência. A razão – ou falta dela – que faz com que muitos insistam em acelerar nessa curva escorregadia da comunicação encontra-se entre dois extremos: o desejo de se manifestar e o medo de se expor e de piorar ainda mais as coisas.  Nota zero em assertividade e efetividade da comunicação.

Já no item “imaturidade”, nota 10. Como sabemos, a repetição das atitudes ajudam a formar – ou a transparecer – o caráter, enquanto pessoa e profissional.

Se ontem as “indiretas” restringiam-se às “comadres” penduradas nas janelas das antigas vilas, a popularização das redes tornou-as exercício cotidiano de muita gente, que se esquece da reputação formada justamente com aqueles que observam tudo silenciosamente. Entre eles estão os profissionais de Recursos Humanos, diretores de empresas e outros formadores de opinião que não pensarão duas vezes em marcar um “X” na testa daqueles que, incapazes de conviver em equipe, insistem na construção de uma imagem profissional que tem como base uma comunicação caótica, egoísta, ruidosa, maledicente e desagregadora.

Tente avaliar até que ponto o “indiretocídio” pode estar matando a sua carreira, especialmente se ela estiver no início. A construção da sua imagem pessoal e profissional pode estar sofrendo sérios arranhões, invisíveis para você, mas irreversíveis na avaliação do mercado de trabalho.


A arte de envelhecer
Saúde

A arte de envelhecer

Considerar a vida um vale de lágrimas no qual submergimos de corpo e alma ao deixar a juventude é torná-la experiência medíocre