Alecrim Creche e Escola
Pais Atentos
Mochila: uma das vilãs dos problemas posturais da criança

Mochila: uma das vilãs dos problemas posturais da criança

O excesso de peso pode levar a uma postura errada e causar problemas ortopédicos graves para a criança.

Por Carolina D’Aurea

A mochila é um acessório utilizado no mundo todo, por todas as faixas etárias, para auxiliar no transporte de alguma coisa. As crianças, na fase escolar, as utilizam para guardar o material que será levado para a sala de aula: livros, cadernos, fichários, estojos e o que mais couber. Cada vez mais coloridas e cheias de estilo, elas são desfiladas pelas crianças geralmente penduradas em um só ombro.

E aí começa o problema. A criança está em fase de desenvolvimento, por isso é muito importante prestar atenção na forma como ela utiliza a mochila. O excesso de peso pode levar a uma postura errada e causar problemas ortopédicos graves que acompanharão essa criança até a fase adulta.

Para os pais fica o alerta. Ao comprar uma nova mochila, deve-se observar o peso, que na maioria das vezes já vem discriminado na etiqueta. No mercado podem ser encontradas mochilas de 400 gramas a 1,5 quilo. Além disso, deve-se ficar atento ao que será colocado dentro, de preferência, apenas o material que será usado naquele dia. A recomendação médica é para que ninguém, criança, adolescente ou adulto, carregue peso superior a 10% de seu peso corporal. Um estudo bastante recente demonstrou que a maioria das crianças em idade escolar não segue essa recomendação e transporta peso superior ao desejado.

O constante excesso de peso carregado, principalmente pelos escolares, pode causar vícios posturais, dores musculares, fadiga, sobrecarga estrutural (como hipercifose, aparência de corcunda; ou escoliose, desvio lateral da coluna), deformidades ósseas e até problemas de crescimento. Para evitar essas alterações é importante seguir algumas recomendações:

- A borda superior da mochila deve estar no nível do ombro e a borda inferior deve estar na direção da região lombar.

- Livros e cadernos maiores devem ser colocados na parte central para ficar mais em contato com as costas do aluno.

- Nunca utilizar a mochila apoiada em apenas um ombro. Distribuir o peso nas duas alças evita sobrecarregar apenas uma região da coluna e previne a instalação de um desequilíbrio muscular. De preferência, as duas alças devem ser largas e acolchoadas para reduzir o impacto da pressão nos ombros.

- Caso o aluno esteja inclinando o corpo para frente, pode ser um indicativo de que a mochila está muito pesada.

- O cinto abdominal, se utilizado, deve manter a mochila bem próxima ao corpo, evitando que o peso puxe o aluno para trás.


A nossa casa
Família

A nossa casa

É impossível pensar em ética se a gente não pensar em convivência. Afinal, o que é a ética?

Educação para a sensatez
Educação

Educação para a sensatez

A insensatez vem à tona quando há uma quebra na nossa visão de alteridade, isto é, na capacidade de perceber o outro como um outro e não como um estranho.